top of page
20200926_143059.jpg

Quem Sou Eu...

Um currículo diz muita coisa sobre um único aspecto de uma pessoa: o profissional; mas uma pessoa é muito mais que sua profissão.
Então, aqui eu menciono algumas coisas que não estão no meu currículo...

Minha história

judo.jpg
eletronica_circuito2.png

(1 de 4)  Estímulos que Moldam uma Vida

Nasci na cidade de Criciúma, há meio século atrás, como o primogênito de uma família com mais um irmão. Minha educação, do fundamental ao médio (científico), se deu em um colégio da congregação Marista, onde absorvi não só conhecimento acadêmico, mas também valores essenciais para a vida.

Dois eventos específicos ajudaram a moldar meu destino desde cedo. Aos 9 anos, entrei no mundo do judô sob a orientação do sensei Pedro Nakagaki. Os princípios filosóficos e morais dessa arte marcial deixaram uma marca profunda em meu caráter, orientando-me até hoje. Além disso, os treinos de judô despertaram minha curiosidade linguística. Palavras em japonês, comuns durante as aulas, estimularam meu interesse por idiomas, levando-me a iniciar, por conta própria, o estudo do japonês ainda naquela época.

O segundo marco em minha jornada aconteceu aos 10 anos, durante uma ida à banca com minha mãe para comprar um gibi da Turma da Mônica. Ao me deparar com uma revista que nunca havia visto antes, minha curiosidade foi imediatamente despertada. Mesmo sem entender os complicados diagramas que vi ao folheá-la, pedi à minha mãe que a comprasse. Assim, adquiri minha primeira "Saber Eletrônica", iniciando uma paixão pela eletrônica que perdura até hoje.

A partir daí, minha mesada foi destinada à compra de componentes eletrônicos, e eu dedicava meu tempo livre à montagem de circuitos. Cada edição da revista continha uma seção chamada "Programando em Basic", que eu lia avidamente, mesmo sem possuir um computador. Foi assim, aos 10 anos de idade, que me apaixonei pela programação, impulsionado pelo desejo constante de aprender algo novo. Aos 14 anos eu já era autor de circuitos e programas que foram publicados na mesma revista.

O estímulo dos meus pais e minha insaciável curiosidade foram fundamentais para moldar minha trajetória, conduzindo-me à escolha da carreira de cientista da computação, na área de integração entre software e hardware. A leitura daquela seção específica na "Saber Eletrônica", aliada ao incentivo familiar e a perseverança e espírito de luta aprendidos no judô, foram o combustível que definiu o rumo da minha vida.

eletronica_circuito1.png

Curiosidades Sobre Mim

Você sabia que eu...

bottom of page